1960

Em 1960, os irmãos Martins fundam a Mecamar - Eletromecânica Martins -, voltada, à princípio, para a fabricação de peças usinadas para terceiros. Em pouco tempo, a indústria estava produzindo também os componentes para a instalação de gás e válvulas para botijões. A estratégia da empresa era a fabricação de peças de precisão em série, com um alto padrão de qualidade.

Em 1962, os irmãos se unem ao pai e fundam a Fábrica Martins, ou Fabrimar. Em 1963, a empresa inicia suas atividades na Rodovia Presidente Dutra. Agora, além das válvulas, passa a fabricar também os botijões, atingindo uma produção de 2.400 produtos/dia. A adoção de elevados padrões no processo de produção dos botijões permitiu que divulgasse orgulhosamente, sem que jamais se registrasse uma única devolução por problemas de qualidade.

Em 1966, inicia a fabricação de registros de pressão e gaveta. Mais uma vez, focada no conceito da mais alta qualidade, a Fabrimar introduz a forja no seu processo produtivo. O pioneirismo na produção de registros forjados assegurou o fornecimento de peças com maior durabilidade. O produto forjado acabado é homogêneo, compacto, sem porosidades e com absoluta uniformidade em suas dimensões. Ao registro de pressão é incorporada a sede postiça. Mais uma vez, a Fabrimar sai na frente. A sede postiça permite a manutenção sem quebrar a parede e o seu acabamento cromado, atribuindo maior resistência ao produto.

1970

A década de 1970 representa uma virada. Apostando na diversificação das atividades e lançando mão do mesmo processo - a forja -, utilizado na fabricação de seus registros de gaveta e pressão, a Fabrimar amplia sua atuação para o segmento de metais sanitários para banheiro. Em 1972, são lançadas as primeiras linhas de metais cromados Fabrimar - Vesper, Sirius e Aquarius. Em 1973, surge sua primeira base pré-montada de misturador: o misturador simples. O produto foi concebido para substituir as antigas gambiarras, aquele monte de tubos, conexões e registros emendados e sujeitos a vazamentos. As bases foram, e são, testadas, uma a uma, na fábrica, garantindo estanque e facilidade na manutenção. A uniformidade nas dimensões, consequência do processo de forja, permite que qualquer acabamento Fabrimar seja instalado, e a escolha pode ser feita após o término da obra. Sempre preocupada em solucionar antigos problemas, a Fabrimar buscou novas tecnologias para criar produtos mais versáteis e que atendessem melhor às necessidades do mercado: naturalmente, estendemos a linha de metais também para a cozinha e, em 1974, lançamos a Pratika, linha de misturadores e torneiras, com acionamento por alavanca, que pode ser acionada até mesmo com as mãos ocupadas. Até hoje, um sucesso de vendas!

Em 1976, a empresa lança a ducha higiênica Acquajet - um conceito inovador para substituir o bidê. Mais espaço em seu banheiro, sem abrir mão da higiene! Em 1977, chega ao mercado o Misturador Selecta, uma evolução do misturador simples. Com ele, além de substituir, com economia de até 40%, as gambiarras, permite ao usuário abastecer, com um único misturador, dois pontos de água - exemplo: chuveiro e banheira., A transferência de água, de um ponto para o outro, é feita com um simples toque no botão desviador.

Também em 1977, lançamos outra inovação: o Regulador de Vazão Economaster, que, além de substituir, com vantagens, os rabichos convencionais, permite regulagem da vazão, economizando água, evitando aqueles desagradáveis jatos fortes, funcionando como registro, permitindo o fechamento individual e facilitando qualquer tipo de manutenção sem a necessidade de se fechar o registro geral.

Em 1978, começamos a fabricar válvulas de descarga para bacias sanitárias: mais uma vez, a Fabrimar saiu na frente e desenvolveu a válvula de descarga Silent Flux, a primeira válvula externa muito silenciosa, com regulagem de vazão e tempo e isenta de golpe de ariete, graças a seu exclusivo sistema de “bypass”. A Silent Flux não desregula com o passar do tempo, assegurando economia de água, o que garante ser hoje a única válvula do mercado enquadrada no PURA (Programa de uso racional da água). Logo depois, transferimos toda a tecnologia desenvolvida para a Silent Flux: regulagem de vazão e tempo e isenção de golpe de ariete para dentro da parede. Surge, então, a VDE, primeira válvula de descarga de embutir criada pela empresa, produzida em latão forjado. Um compromisso com a precisão e durabilidade!

1980

Foi uma década de consolidação para a Fabrimar, no que diz respeito a investimento em tecnologia e ampliação do mercado. Em 1980, a empresa lança "a primeira torneira eletrônica do Brasil, a Acquamagic” . O acionamento é feito por meio de uma fotocélula que emite um sinal infra-vermelho. Ao aproximar as mãos, este sinal retorna à torneira, acionando, então, a saída de água. Esse sistema garante higiene perfeita e economia de água, tornando a Acquamagic ideal para uso público, em hospitais, shoppings, aeroportos, etc.

Neste ano, completamos a linha de produtos eletrônicos, com o lançamento da torneira de parede e da válvula de descarga para mictório Acquamagic, e introduzimos no mercado o chuveiro Relax, com alternativa de jatos que possui como principal diferencial o jato massageador, até hoje, sem comparação no mercado!

Em 1981, chega a linha Digital Line, trazendo grandes novidades no sistema de instalação das bases para aparelho de lavatório. Criamos porcas união em poliamida e com formato adequado à pega manual e a introdução do sistema de vedação por O’ring, que facilitou a instalação dos produtos em locais apertados e de difícil utilização de ferramentas. Com apenas um leve aperto manual, a estanqueidade em pressões superiores a 40 mca foi garantida!

Seguindo a tendência de sempre investir em tecnologia, desenvolvemos o Temperfix, um misturador termostático em que você escolhe a temperatura ideal para seu banho, podendo repeti-la quando quiser apenas girando um botão. O Temperfix é totalmente seguro e responde quase instantaneamente a qualquer variação de pressão e temperatura, mantendo-as inalteradas durante o banho. E, na falta de água fria, bloqueia imediatamente a passagem de água quente, evitando escaldamento. Conforto com segurança e confiabilidade!

Em 1984, teve início a produção de equipamentos para Irrigação com o 1º lote de aspersores, resultado da estratégia de buscar novos mercados. Em 1985, lançamos a Linha Decor. Além dos produtos cromados e dourados, entramos na era das cores, utilizando o sistema de pintura epoxi por deposição eletrostática. Além disso, todas as peças recebiam um filete de ouro 22 quilates. Uma sofisticação a mais para nossos clientes!

Em 1986, a Fabrimar estrutura sua divisão "irrigação". Desenvolvemos uma linha completa de aspersores em termoplástico e latão que atendem aos mais diversos sistemas de irrigação por aspersão. Para sistemas de pivô central, Linear ou barra irrigadora, fabricamos, com exclusividade no Brasil, os reguladores de pressão e os aspersores tipo spray com placa defletora fixa ou rotativa. O nosso canhão aspersor Stratus possui mecanismo de reversão lenta, que garante um funcionamento suave, sem travamentos e desgastes prematuros, usado, em pivô central, autopropelido, campos esportivos e antipoluição. Também neste ano, a empresa incorpora a Engequímica SA, tornando-se autossuficiente na produção das peças plásticas utilizadas em seus produtos - Divisão Metais e Irrigação. Consolidada no mercado, a Fabrimar passa a integrar o grupo de liderança na fabricação e comercialização de metais sanitários. A década termina com um saldo de mais de dez linhas, duchas, chuveiros e válvulas de descarga.

1990

É tempo de modernizar! A Fabrimar busca novas tecnologias, e a robótica passa a fazer parte do seu processo de produção, assumindo um papel importante. As mais modernas máquinas computadorizadas aumentam a produção, tornando-a mais rápida, eficiente e segura. A busca de novas matérias-primas também se torna uma tônica desta década. Desde 1986, a Fabrimar é autossuficiente na fabricação de seus componentes plásticos, peças utilizadas na composição de seus produtos.

Em 1990, utilizamos a experiência que tínhamos na fabricação de nossos componentes para lançar as primeiras linhas produzidas em termoplástico de engenharia: Sirius, Vesper e Cosmos. Uma evolução: peças resistentes, com grande variedade de cores, ideais para regiões litorâneas!

Em 1993, surgem as linhas Oggi e Domani, importantes não só pelo design, variedade de cores, mas também por trazerem uma novidade em termos de instalação - a BaseClic. Concebida em termoplástico de engenharia, resistente à corrosão e altas temperaturas, dispensa de vez o uso de ferramentas para instalação. A ligação com o bico é feita através de um simples "clic" e com os registros laterais, por meio de luvas telescópicas rosqueadas que previnem variações entre as furações da banca. Como se por notar, durante a história da Fabrimar, a empresa está sempre preocupada com quem instala seus produtos.

Também em 1993, a Fabrimar tem seu parque produtivo ampliado para as dimensões atuais: 50.000m² de área total e 33.000m² de área construída. Uma necessidade para atender à demanda crescente de um país em desenvolvimento!

Neste ano, não só nosso parque fabril cresceu; a Fabrimar ampliou também sua oferta de produtos. Surgem:

- A nova válvula de descarga Flux, com corpo e mecanismo únicos para funcionamento perfeito de 2 a 40 mca; regulagem de vazão e registro integrado, que facilita a manutenção; design moderno e grande variedade de cores. - As primeiras linhas completas com acessórios: Orion, Jolie e Trezzo. - A linha de acessórios Universal, que combina com todas as de banheiro Fabrimar. - A primeira linha de produtos equipada com registros cerâmicos com 1/4 de volta: Levier.

- Atendendo ao mercado de hotelaria, introduzimos, em nossa linha, os monocomandos Civic e Concept, desenvolvidos de acordo com as Normas da ABNT, funcionando perfeitamente na faixa de pressão de 2 a 40 mca. - Além disso, lançamos novos chuveiros e duchas para box e continuamos incrementando e atualizando nossa linha de produtos economizadores.

Em 1996, mais uma inovação: os nossos produtos eletrônicos Acquamagic, que já não precisariam de obras ou adaptações para sua instalação, passam a ter a opção de serem alimentadas por simples pilhas alcalinas, bastando substituir a torneira antiga por esta, mais econômica e higiênica. Um ano depois, chega ao mercado a Linha Acquapress, produtos com fechamento automático, os únicos com regulagem de tempo e vazão. Muito mais economia de água. Ideais para a utilização em locais públicos. E não é só isso: colocamos à disposição de nossos clientes outros dispositivos economizadores, como arejadores de vazão constante e reguladores de vazão para chuveiros. A natureza agradece!

2000

A Fabrimar chega de cara nova ao novo século. Acreditando que sua marca é um de seus maiores ativos, a empresa implantou uma nova imagem, mais moderna e capaz de comunicar sua capacidade tecnológica, qualidade e performance de seus produtos, sempre atuais e alinhados com as mudanças do mercado.

Para atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente, além da modificação da identidade corporativa, a Fabrimar reformulou todo o seu sistema de embalagens, atendendo às demandas de exposição dos diferentes produtos, bem como estimulando a venda através de um maior apelo visual e melhor comunicação no ponto de venda.

Chegou a hora de ampliar o mix de produtos! Em pouco tempo, ampliamos nossa linha de produtos com acionamento de 1/4 de volta, através das linhas Loft e Innovare. Além de incluirmos o sistema em nossas bases pré-montadas para chuveiros, lançamos aparelhos de lavatório de parede e ampliamos nossa linha de monocomandos, estendendo-os até a cozinha.

Na cozinha, também são introduzidas as novas linhas Piatto e Tazza, com a tecnologia de acionamento em 1/4 de volta, trazendo design e estilo. As duas possuem misturadores monoblocos. Mais espaço na bancada e o conforto da água quente!

Introduzimos, em nossos produtos, dois novos tipos de acabamentos superficiais: o acetinado e o Dourado Plus. O Dourado Plus é um acabamento sofisticado, que resiste à corrosão e abrasão, obtido pelo processo de PVD (Phisical Vapour Deposition), derivado da tecnologia aeroespacial usada na construção de satélites. A beleza do ouro com a dureza do diamante!

Em 2003, a Fabrimar contrata o escritório de design ítalo-brasileiro, Seragini Farné, para criar três linhas de produtos de alavanca: Saga, a versão cruzeta Saga Cross e a linha Image. Todas as três completas, com acessórios exclusivos!

Em 2005, sempre em dia com as novas tecnologias e buscando atender às necessidades de modernização da construção civil, a Fabrimar lança uma completa linha de produtos especialmente desenvolvida para o sistema dry-wall (paredes de gesso acartonado): a FabriWall. A linha tem a facilidade de instalação e durabilidade como carro-chefe. É a única com sistema de fixação que elimina o contato entre as peças metálicas, não permitindo a ocorrência de corrente galvânica, evitando, assim, a oxidação, grande problema enfrentado com muitos produtos disponíveis no mercado.

Já parece retórica, porém temos novamente que falar em produtos economizadores. A Fabrimar não cansa de buscar alternativas e soluções mais modernas para esse problema cada vez mais presente em nosso dia a dia. A quinta geração de produtos com acionamento eletrônico da Fabrimar chega ao mercado: Vision, mais moderna, mais versátil, mais econômica e segura. A versão antivandalismo dessa linha vem equipada com caixa inox de alta resistência e apresenta também uma válvula de descarga para bacia sanitária. A Fabrimar lança a linha Biopress, de produtos com fechamento automático que oferecem ao mercado o melhor custo-beneficio da sua categoria de produtos e um design exclusivo para sua torneira de parede. A Fabrimar é assim: tradição e qualidade forjadas pelo tempo, olhos atentos ao presente e mente aberta ao futuro.

Em 2008, a identidade visual da Fabrimar passou por uma reformulação, reflexo da transição da empresa para um novo momento e reposicionamento da marca. O desenho da nova logomarca foi inspirado na antiga logo azul. As letras foram redesenhadas para transmitir solidez e elegância. O tom de cinza escolhido faz alusão à cor dos metais, enquanto o quadrado azul, localizado sob a letra "i", representa a água que emana deles em movimento verticalizado.

Em 2009, foram lançadas as linhas Simetria, Shiva, Vitra e acessórios Flat. A primeira apresenta perfil em elipse, com cantos arredondados. As formas puras e o desenho arrojado garantem forte identidade a todos os seus componentes, desenvolvidos com exclusividade para a Fabrimar pelo escritório de design Indio da Costa. A linha Shiva, marcada pelo minimalismo, com formas geométricas e ângulos retos, é ideal para ambientes modernos e refinados. A Vitra chama a atenção pela simplicidade e elegância das formas cúbicas e é perfeita para ambientes sofisticados e contemporâneos. A linha Flat de acessórios segue a tendência de superfícies planas e é compatível tanto com a Shiva quanto a Vitra.

2010

A Fabrimar continuou a focar suas ações no desenvolvimento de novas linhas de produtos e complementos. Nesse ano, a empresa lançou sifões para cozinha, banheiro e tanque. Equipados com sistema diferenciado de limpeza, os produtos podem ser abertos com uma moeda e depois higienizados.

Para ampliar o mix de itens para banheiro, com base no conceito rain shower, também criou os chuveiros de luxo Musa, Tahiti e Viscaya. O chuveiro Mandachuva, sucesso absoluto de vendas, passou por uma modificação em seu sistema de distribuição.

No ano de 2011, a Fabrimar voltou a apostar em produtos ecológicos e sustentáveis e, além de lançar as linhas Flux Wave e Vision Eletrônica de vazão reduzida, criou produtos de uso restrito, arejadores spray e embalagens especiais.

Ainda no mesmo ano, a empresa apresentou a linha Gioia, que é composta por torneiras e misturadores para banheiro e cozinha, além de acabamentos individuais e ducha higiênica. E, com objetivo de entrar e se consolidar de vez no mercado VIP, a empresa produziu a sua primeira linha gourmet, que foi batizada de Paola.

Em 2012, ano que marca as cinco décadas de fundação da Fabrimar, foi desenvolvido um selo especialmente comemorativo, que fez parte de toda a comunicação visual da empresa.

Como parte das comemorações, a Fabrimar lançou a linha Folk, para banheiro, e a Godiva, mais uma opção para quem prefere produtos com a qualidade VIP.

No mesmo ano, a Fabrimar e o Projeto Casa da Criança completaram 13 anos de parceria. A iniciativa visa a investir na infância do Brasil. O projeto Casa da Criança possui unidades que atendem a todas as regiões do país. Oferecendo melhor qualidade de vida a milhares de crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, o projeto, além de atender órfãos e vítimas de abandono, também garante educação infantil, educação complementar para adolescentes, apoio a crianças com necessidades especiais e ajuda no tratamento contra o câncer infantil. Para saber mais, clique aqui.

2012

Um banheiro mais moderno e versátil: lançamento da linha completa para banheiro Zeta, com acabamento tipo cruzeta e acionamento com mecanismo 1/4 de volta.

Design é fundamental, mas precisa ser associado a outros benefícios. O monocomando para cozinha Athos , desenvolvido pelo escritório de design Índio da Costa, une beleza com a praticidade de controlar vazão e temperatura em um único movimento. Disponível em dois tamanhos, Athos é uma obra de arte.

2013

Banheiro terapia: um lugar onde você pode relaxar e recarregar as energias.
Lançamento das linhas completas para banheiro Creato e Chiara, ambas com o inconfundível design Fabrimar.
Para compor este ambiente, nasce também a modernização das duchas higiênicas, marcas da empresa, em um novo conceito: o fechamento automático. Com as duchas Opus, não é preciso fechar o registro delas.

Autolimpante, com funcionamento perfeito em qualquer pressão, o chuveiro Acquaclean® é o mais eficiente do mercado. Graças a um sistema de limpeza exclusivo e patenteado, combinado com os orifícios de limpeza de 12mm, não existe sujeira capaz de impedir que você tenha o melhor banho da sua vida!

2014

O lugar mais gostoso da casa merece uma coleção especial. Inspirada em cozinhas luxuosas, nasce a coleção Cook, composta pelas linhas Pratika Plus, Praxis e Gioia.



Uma empresa comprometida com o uso racional da água traz uma nova inovação em economia: o conceito do mictório seco Acquafree. Sem utilizar água na limpeza diária, o modelo de mictório Acquafree se destaca por reduzir o consumo de água em 1.000 litros por ano, ao dispensar o uso de descarga. Com design tradicional e prático, a peça sai na frente dos modelos convencionais e propõe solução para os desagradáveis odores comumente encontrados em banheiros públicos, ao usar selo com dupla vedação. O cartucho inibe a proliferação de bactérias, o retorno do cheiro do esgoto ou, até mesmo, da urina. Outro destaque do produto é a durabilidade do selo de silicone, que permite que a troca seja realizada a cada seis ou 10 meses, somada à facilidade de manutenção que não altera a forma de limpeza do produto e previne o entupimento do cano. A fácil instalação é outra vantagem. A Fabrimar pensou em tudo para o mictório Acquafree, já que ainda dispensa adaptações no encanamento para acomodação do produto. Todas as vantagens em um único produto.

A linha Lucca possui um conceito inovador de design que, além da estética, interferiu nos materiais, na forma de fabricação, na montagem e no mix de cores do produto. A solução mais inovadora foi a construção do tubo que, em vez de um corpo maciço e metálico, foi concebido com estruturas delgadas, metade plástica e metade metálica. Um pequeno recipiente encapsulado permite a passagem de água.

A qualidade e inovação estão em nosso DNA. Desde a matéria-prima até o acabamento, a excelência dos produtos é uma realidade. A linha Lucca é composta por misturador, torneira, duchas higiênicas e acabamento individual para bases Fabrimar. Linha premiada internacionalmente, com a assinatura do renomado designer Indio da Costa. Exclusiva no mercado, você proporciona ao seu cliente o sonho de criar seu próprio estilo. A linha Lucca oferece toda a qualidade Fabrimar que você já conhece, com um toque moderno de estilo e exclusividade.

Qualidade é a nossa marca! E agora com completa solução para o seu banheiro. São várias opções de louças e complementos. O seu banheiro dos sonhos está pronto. Um banheiro 100% Fabrimar. Um banheiro 100% brasileiro. Um banheiro com design, estilo e foco em economia de água.

2015

Linha sofisticada com alto padrão de qualidade. Versatilidade nas versões para banca alta e baixa e linhas de cozinha e banheiro. A regulagem de temperatura e vazão com um único comando, acionado com mecanismo de ¼ de volta, proporciona mais praticidade e conforto.



A nova torneira eletrônica de banca Ecotron permite o uso, sem nenhum toque, através de um sensor de proximidade.

O volume se projeta de forma ousada e contemporânea, e os chanfros de sua borda transmitem a sensação de precisão, tecnologia e qualidade que um produto desse gênero merece.

O design do produto é by Indio da Costa, arquiteto de renome internacional. A linha acabou de nascer e já ganhou um prêmio de design, a Iconic Awards 2015.

2016

Uma linha completa para banheiro, com design moderno e versátil, trazendo soluções modernas, como o arejador embutido, que proporciona um jato de qualidade. Suas linhas sofisticadas combinam com variados ambientes e facilitam o manuseio.