SERVIÇOS

FAQ

DÚVIDAS FREQUENTES

Informações Gerais

Qual o endereço da fábrica da Fabrimar?

RES.:  Rodrovia Presidente Dutra, 1362 Pavuna - Rio de Janeiro - RJ 21535502 (21) 3088 2200  

Quais os canais de comunicação com a Fabrimar?

RES.:  Falar com a Matriz: (21) 30882230  Escritórios de vendas - Acessar Onde Encontrar no menu da página inicial.  Procura por representantes Fabrimar - Acessar Onde Encontrar e escolher a opção desejada. Assistência técnica e postos autorizados (0800) 0221362  – ligação gratuita de 2ª a 6ª das 08h às 18h. Serviços para revendas e lojas (0800) 7032237 – ligação gratuita. Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 7h às 16h48min. Serviço de Exportação - exportacao@fabrimar.com.br Para enviar um curriculo basta cadastrá-lo no Trabalhe Conosco.  

Para onde enviar um email para falar sobre assuntos gerais com a Fabrimar?

RES.:  faleconosco@fabrimar.com.br

Para quem solicito segunda via de boleto?

RES.:   Dúvidas, ligar para o setor de crédito e cobrança da Fabrimar: +55 (21) 3088-2219 ou +55 (21) 3088-2223. EMAIL contas.receber@fabrimar.com.br Ou acessar a página de serviços e escolher a opção enviar boleto na seção revendedores.

Como consulto o catálogo de peças de reposição dos produtos Fabrimar?

RES.:   Basta escolher no menu principal a opção assistência técnica. Lá você encontrará todos os capítulos dos catálogos de peças de reposição. Nossa central de atendimento ao consumidor estará a sua disposição de segunda a sexta-feira no horário comercial para esclarer e tirar todas as suas dúvidas. A ligação é gratuita 0800 022 1362

Acabamentos

Os acabamentos dos concorrentes cabem em bases da Fabrimar?

RES.: Com o uso de adaptadores, os acabamentos de concorrentes podem ser instalados em bases da Fabrimar. Estes equipamentos devem ser fornecidos pelo fabricante dos acabamentos, pois apenas ele tem as informações adequadas quanto aos seus próprios padrões de fixação. Os adaptadores devem ser aplicados sobre a rosca e estria externa das bases, de forma a não alterar sua configuração original e consequentemente a garantia da Fabrimar.

Os acabamentos da Fabrimar podem ser instalados em bases de concorrentes?

RES.: Sim. Porém, há necessidade de adquirir um conversor comercializado pela Fabrimar. Antes de adquirir confira o tamanho e fabricante do seu registro.

Os acabamentos da Fabrimar podem ser adaptados em bases de todos os concorrentes?

RES.: Não. Os conversores da Fabrimar foram desenvolvidos para o padrão de qualidade Deca e Docol. Para outras empresas, não é possível garantir a montagem, devido ao desconhecimento das tolerâncias de fabricação.

O acabamento de 1/4 de volta serve para base convencional?

RES.: Sim. Contudo, não será possível dar 1/4 de volta, pois a base utilizada é convencional. As linhas de alavancas não devem ser utilizadas, uma vez que não permitem manuseio adequado.

Quais são os tamanhos para os acabamentos da Fabrimar?

RES.:  A1 - Para bases de 1/2” e 3/4”.  A2 - Para bases de 1”.  A3 - Para bases de 1 1/4” e 1 1/2”.

Por que preciso deixar sempre o registro da ducha higiênica fechado?

RES.: É preciso sempre deixar o registro da ducha higiênica fechado, pois a mangueira flexível e a pistola podem ser danificadas em casos de variação na pressão de abastecimento.

 A válvula de Mictório Acquapress e Biopress se encaixam nas louças dos mictórios?

RES.:  Sim. Todos os produtos são fabricados conforme as normas da ABNT.

Acquapress e Biopress

 Qual é a diferença entre o arejador da linha Acquapress e o da Biopress?

RES.:  Acquapress possui arejador externo, enquanto Biopress é equipada com arejador interno.

 Qual é o ciclo de abertura e fechamento dos produtos?

RES.:  A Acquapress permite regulagem de 04 a 10 segundos. Já a Biopress possui regulagem de fábrica de 6 segundos, mas que também pode variar de 4 a 10 segundos.

 Existe alguma restrição quanto à pressão de água para a instalação da Biopress e Acquapress?

RES.:  Não. A Acquapress e a Biopress funcionam de 2 a 40 mca, conforme as normas técnicas da ABNT.

 Onde é indicada a instalação dos produtos?

RES.: Em locais públicos, como escolas, shoppings, aeroportos, academias, clubes etc.

 Se retirar o regulador de vazão da Biopress, para usar em casa com baixa pressão, a torneira funciona?

RES.:  Funcionará perfeitamente.

Ducha Higiênica

Qual é a pressão de uso das duchas higiênicas?

RES.:  As duchas higiênicas podem ser usadas de 2 a 40 mca, conforme as normas técnicas da ABNT.

O misturador da ducha higiênica é o mesmo do chuveiro?

RES.: Não. O misturador para ducha higiênica tem válvula de retenção, enquanto o para chuveiro não possui este equipamento. A válvula de retenção impede o cruzamento de água fria e quente, evitando escaldamentos.

Por que não é fabricado misturador de ducha nas linhas de 1/4 de volta?

RES.: Porque os mecanismos de 1/4 de volta não permitem a instalação de válvulas de retenção. Sem a existência destas, pode ocorrer cruzamento de água quente e fria.

É possível adaptarmos um restritor de vazão às duchas higiênicas?

RES.: Sim. Existe a possibilidade de adaptarmos um restritor de vazão para chuveiros da concorrência, entre a pistola e a mangueira da ducha.

A pistola da ducha higiênica Acquajet é plástica, ela resiste a água quente?  

RES.: De acordo com as normas da ABNT os sistemas de aquecimento não devem ultrapassar de 70º Celsius. As pistolas da Fabrimar resistem 3 vezes mais esta temepratura.

 Quais os modelos de duchas higiências da Fabrimar?

RES.:   A Fabrimar foi pioneira na fabricação de duchas higiênicas no Brasil. O sistema inovador proporcionou muito mais higiene para limpeza íntima e ganho de espaços nos banheiros. 2195 - Ducha Higiênica tradicional 2195 OPU - Ducha higiência com fechamento automático. 2195 - Ducha Higiênica para uso exclusivo com sistesmas de bacias sanitárias com caixa acoplada 2196 - Ducha higiência com dois volumes volante separado da mangueira. 2104 e 2101 - Ducha higiênica para lavatório  

 Minha pistola/gatilho da ducha esta danificada, onde compro outra?

RES.:   É muito simples basta entrar em contato com nosso SAC 0800 0221362 para localizar o posto autorizado mais próximo a sua residência ou então acessar o nosso site e escolher a opção assistência técnica e conhecer todos os canais de atendimento.

Louças

Quais os cuidados que devemos ter na hora de escolher uma cuba?

RES.: CUBAS DE APOIO: Cubas de apoio são aquelas que ficam inteiras sobre a bancada, e são muito procuradas por conferirem mais leveza e estilo aos ambientes. Muitas vezes é dito que este tipo de cuba é mais funcional e mais adequado para pequenos espaços por não ocupar o espaço do armário sob a pia. Porém, quando é utilizada uma cuba de apoio, a bancada tem que ficar mais baixa, fazendo com que a área do armário diminua da mesma forma. CUBAS DE SOBREPOR: Muito confundidas com as cubas de apoio pelo seu nome, as cubas de sobrepor são na verdade aquelas que ficam encaixadas na bancada, porém com uma borda sobreposta. São diferentes das cubas de embutir por ficarem apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. São portanto mais robustas e ficam com melhor acabamento, além de ocuparem menos espaço dentro do gabinete.CUBAS DE SEMI-ENCAIXE: As cubas de semi-encaixe ficam com a ponta da frente saltando para fora da bancada, apoiadas somente pela parte de trás. São uma boa opção no caso de bancadas de profundidade muito reduzida, onde não cabe uma cuba inteira. CUBAS DE EMBUTIR: Modelos mais tradicionais de cuba, são coladas na parte de baixo da bancada, ficando assim totalmente embutidas. Pode existir um gabinete ou um perfil sob a bancada para esconder o fundo da cuba, para não deixá-lo aparente e sem acabamento.CUBAS DE PAREDE: Cubas de parede são, como diz o nome, presas na parede, dispensando assim a necessidade de uma bancada sob elas. A bancada pode existir, mas é opcional e não serve para apoiar ou fixar a cuba de nenhuma forma. É uma boa alternativa então quando a bancada é muito delicada, como uma bancada de vidro, ou então para substituir com mais estilo os lavatórios comuns, quando não existem armários.

Qual a garantia das louças Fabrimar?

RES.:  10 anos a partir da data de compra com apresentação da  nota fiscal.

Como escolher o assento sanitário para usar com a minha bacia?

RES.: Sempre recorra as informações sobre o tipo de bacia que você adiquiriu,. Geralmente os fabricantes de assentos disponibilizam esta informação sobre que tipo de louças atendem em suas embalagens. 

Quais os itens complementares para instalação de bacias sanitárias?

RES.:  ANEL DE VEDAÇÃO - ADQUIRA FABRIMAR CPD 6954 PARAFUSOS DE FIXAÇÃO - ADQUIRA FABRIMAR CPD 6955 RABICHO FLEXÍVEL DE 1/2" - ADQUIRA FABRIMAR CPDs 3040/3039/3043/3044 DUCHA HIGIÊNICA - REF.: 2195 OU EM CASOS DE CAIXA ACOPLADA 2195-ACOP REJUNTE - FABRIMAR NÃO PRODUZ

Dicas para conservação e limpeza dos assentos sanitários?

RES.: Para limpeza basta usar sabão neutro e esponja mácia. Não usar produtos abrasivos os esponjas de aço.

Onde adquiro reparo para minha caixa acoplada Fabrimar?

RES.:  Nos postos autorizados da Fabrimar ou faça as consultas via 0800 0221362 no horário comercial de segunda a sexta-feira.

Como efetuar a limpeza das louças sanitárias?

RES.: Bata limpar com sabão neitro e esponja macia. Não recomendamso palha de aço e produtos abrasvos.

Misturador Box/Banheira e Misturador Selecta

As bases de Misturador Box/Banheira e Misturador Selecta têm restrições de uso quanto à mca?

RES.: Todas as bases trabalham de 2 a 40 mca, com exceção da Selecta com botão, na qual o desviador necessita de pressão mínima de 5mca.

Caso o Misturador Selecta com botão desviador seja instalado invertido, o que fazer?

RES.: Se o Misturador Selecta for instalado com pressão inferior a 5mca ou invertido, deve-se substituir o botão acionado pelo 3º volante, para que ele funcione da maneira desejada.

 É possível converter uma base convencional em uma de 1/4 de volta?

RES.:  Não, pois os corpos dos registros são diferentes.

Registro de Gaveta

 Para que serve o registro de gaveta?

RES.:  O registro de gaveta serve para interromper completamente ou permitir a passagem plena da água em uma instalação hidráulica. Deve ser usado totalmente aberto ou fechado; não serve para uso como regulador de vazão. É aplicado em prumadas (registro bruto) ou dentro de ambientes (registro base) onde recebe acabamento. Sua principal função é interromper o fluxo de água para permitir a manutenção do sistema hidráulico.

 É possível transformar o registro de gaveta bruto em registro de gaveta base?

RES.:  Sim. Basta substituir o castelo. O corpo e a gaveta são comuns aos dois modelos.

 Por que não posso colocar registro de gaveta no chuveiro?

RES.:  Não é aconselhável colocar registro de gaveta no chuveiro, pois a vedação entre a gaveta e o corpo é feita de metal. Por isso pode sofrer desgaste quando submetida a uso intenso. Para esta finalidade, o produto indicado é o registro de pressão.

 Qual é a diferença dos registros da Fabrimar em relação aos da concorrência?

RES.:  Os registros de gaveta da Fabrimar são fabricados com o processo de forja, que confere maior resistência mecânica e proteção contra corrosão.E estes, assim como os demais produtos da empresa, estão de acordo com as normas técnicas da ABNT.

 Quais são as linhas de acabamento da Fabrimar que podem ser instaladas nos registros de gaveta base?

RES.:  Todas as linhas da Fabrimar podem ser instaladas nos registros de gaveta base. Os registros utilizam o mesmo padrão de roscas e estria.

 Meu registro ficou enterrado. O que eu faço para fixar o acabamento?

RES.:  Se o registro ficou enterrado na parede até 11 mm além da faixa de instalação (medidas podem ser consultadas no catálogo de peças de reposição), basta substituir o prensa canopla pelo prensa canopla longo. Caso o registro esteja mais enterrado do que 11 mm, deve ser usado o extensor salva-registro.

 Meu registro ficou saliente (para fora da parede). O que eu faço para fixar a canopla do acabamento?

RES.:  Quando o registro fica muito para fora da parede, além da faixa normal de instalação, devem ser usadas canoplas altas ou saias (medidas podem ser consultadas no catálogo de peças de reposição).

Registro de Pressão

 Onde posso instalar o registro de pressão?

RES.:  Registros de pressão são usados para abrir e fechar a passagem de água e permitir o controle de vazão. Podem ser usados para chuveiros, banheiras, lavatórios etc.

 O registro de pressão pode ser utilizado no lugar do de gaveta?

RES.:  Não, porque a passagem de água é diferente. No registro de pressão, esta é reduzida, enquanto, no registro de gaveta, é plena. Se um registro de pressão for instalado no lugar de um registro de gaveta, isto causará uma perda de carga elevada e oferecerá vazão baixa ao sistema hidráulico posterior.

 Qual é a polegada que deve ser usada no registro de chuveiro?

RES.:  As bitolas comerciais são 1/2”, 3/4” e 1”, sendo a de 3/4” a mais usada. Devem ser escolhidas de acordo com o projeto de dimensionamento hidráulico da obra.

 O registro de pressão 3/4” comum pode ser transformado em 1/4 de volta?

RES.:  Não é possível. Os registros da Fabrimar com 1/4 de volta utilizam mecanismos cerâmicos e, para obter a mesma vazão que os registros comuns, precisam de corpos maiores.

 Qual é a diferença dos registros de pressão da Fabrimar em relação aos da concorrência?

RES.:  - Os registros de pressão da Fabrimar são fabricados pelo processo de forja, que confere maior resistência mecânica e proteção contra corrosão. - Para fechamento e abertura total do registro, é necessário apenas uma volta e 1/8. É o menor número de voltas do mercado para registros convencionais. - Possui embolo sextavado, que diminui o desgaste do vedante. - Elemento de vedação encapsulado (capa), dando muito mais durabilidade ao vedante. - Diferente dos registros da concorrência, que apresentam sede no próprio corpo, os equipamentos da Fabrimar possuem sede substituível independente no fundo do corpo. Caso a sede seja danificada por ação química ou física, pode ser facilmente substituída, sem a necessidade de quebrar a parede.

 Meu registro ficou enterrado. O que eu faço para fixar o acabamento?

RES.:  Se o registro ficou enterrado na parede até 11 mm além da faixa de instalação (medidas podem ser consultadas no catálogo de peças de reposição), basta substituir o prensa canopla pelo prensa canopla longo. Caso o registro esteja mais enterrado do que 11 mm, deve ser usado o extensor salva registro.

 Meu registro ficou saliente (para fora da parede), o que eu faço para fixar a canopla do acabamento?

RES.:  Quando o registro fica muito para fora da parede, além da faixa normal de instalação, devem ser usadas canoplas altas ou saias (medidas podem ser consultadas no catálogo de peças de reposição).

 Quais são as linhas de acabamento da Fabrimar que podem ser instaladas nos registros de pressão?

RES.:  Todas as linhas podem ser instaladas nos registros de gaveta base da Fabrimar. Os registros utilizam o mesmo padrão de roscas e estria. É importante destacar que as linhas de alavanca (volantes não simétricos) normalmente são instaladas em registros de 1/4 de volta. Também podem ser instaladas em registros convencionais, mas o funcionamento não fica confortável.

Válvula de Descarga Flux

 A válvula Flux pode ser instalada com qualquer pressão?

RES.:  Sim. Em casas ou apartamentos, a pressão deve estar entre 2 e 40 mca.

 A válvula Flux tem peças de reposição?

RES.: Sim. AFabrimar tem peças originais para todas as suas linhas de produtos.

 A válvula de descarga Flux apresenta o golpe de aríete?

RES.:  Não, pois esta válvula possui uma geometria interna que permite um fechamento suave e seguro, sem golpe de aríete.

 Quais são os limites para a instalação do acabamento da válvula de descarga Flux?

RES.:  No máximo,1 mm saliente e,no máximo,19 mm embutido.

 Minha válvula de Descarga Flux está vazando pela parte interna. O que devo fazer?

RES.:  Primeiro, verifique a existência de danos no pistão e sede. Se estiverem danificados, faça a substituição. Caso não consiga resolver o problema, acione a assistência técnica através do SAC: 0800-0221362.

 Quando a válvula de Descarga Flux apresenta um vazamento externo, qual recurso deve ser aplicado?

RES.:  Deve-se substituir o kit haste Flux (CPD 01583).

 Sempre que coloco o pistão Flux, ele sai. O que devo fazer?

RES.:  Primeiro, retire o castelo. Então, separe o pistão do corpo. Empurre o pistão contra o castelo até ouvir um clique. Caso não consiga resolver o problema, acione a assistência técnica através do SAC: 0800-0221362.

 A válvula de Descarga Flux possui registro?

RES.:  Sim, a válvula de Descarga Flux possui um registro integrado que permite regulagem da vazão e fechamento para manutenção.

 O que fazer quando a válvula de Descarga Flux estiver disparando?

RES.:  Deve-se substituir o pistão e a sede. Caso não consiga resolver o problema, acione a assistência técnica através do SAC: 0800-0221362.

 A válvula de Descarga Flux ficou enterrada. Existe recurso?

RES.:  Sim. Use o recurso Flux enterrada CPD 06760.

 Com baixa pressão de água, qual a bitola que devo instalar?

RES.:  Com baixa pressão de água, as válvulas de 1 1/4" ou 1 1/2" podem ser instaladas, pois ambas funcionam de 2 a 40 mca.

 O mecanismo interno é diferente para as bitolas de 1 1/2" e 1 1/4"?

RES.:  Não, o mecanismo é o mesmo.

 Acabamentos de válvulas concorrentes podem ser instalados na válvula Flux Fabrimar?

RES.:  Não, os acabamentos de concorrentes têm padrões próprios de fixação.

Válvula de Descarga Silent Flux

 A válvula de Descarga Silent Flux pode ser instalada em prédios acima de 40 mca?

RES.:  A especificação da norma é de 2 a 40 mca. Pode até funcionar em condições mais severas, mas terá ciclo de vida reduzido.

 Onde pode ser instalada a Silent Flux?

RES.:  A Silent Flux é uma válvula externa, ou seja, não fica embutida na parede. Sua utilização é feita com bacias convencionais.

 Que material é necessário para regular a vazão e o tempo de descarga da válvula Silent Flux?

RES.:  Apenas uma chave de fenda.

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