SERVIÇOS

GLOSSÁRIO

Em dúvida sobre o significado de algum termo? Tire suas dúvidas aqui.

A

ACQUAMAGIC

Primeira linha de torneiras eletronicas do Brasil desenvolvido pela Fabrimar. Estes produtos Linha de produtos com acionamento por sensor – fotocélula, ideais para uso em locais públicos como shopping, hotéis, restaurantes, consultórios médicos, aeroportos, etc. Proporcionam até 70% de economia. Como funcionam? Um sensor libera a vazão automaticamente ao captar a presença do usuário e só fechará quando ele se afastar.

ABNT

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

ABS 

ABS deriva da forma inglesa acrylonitrile butadiene styrene. É um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno. Esta resina sintética termoplástica pode assumir quaisquer formas e cores, por moldagem térmica a altas temperaturas e adição de pigmentos. É também muito usada em acabamentos, por permitir alto brilho conjuntamente com todas as suas outras propriedades.

ACABAMENTO

Eles serão os responsáveis por dar o retoque final estético ao seu projeto proporcionando o acionamento das bases instaladas. A Fabrimar disponibiliza uma série de modelos, tipo volante, cruzeta ou alavancas. Importante identificar antes da compra o tamanho certo deste item. A Fabrimar comercializa em três tamanhos 1, 2 ou 3. 

ALAVANCA

Haste de comando de um mecanismo usado em algumas torneiras e monocomandos.

ALÇAS DE APOIO

É o mesmo que barras de apoio.

ALICATE BIMBA DÁGUA

Indicado para: Instalação e colocação de bomba d´água, registros, boias d´água, etc. Aperto de conectores, válvulas, tubulações, canos, etc. Trabalhos de encanamento hidráulico em geral.

ALVENARIA

É a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras.

ANTIVANDALISMO

Produtos desenvolvidos para feito para evitar a ação de vandalos.

AREJADOR

O arejador é um acessório para torneiras e misturadores que tem a função de misturar ar à água, dando a sensação de maior volume. São indispensáveis para o dia-a-dia pois além de economizarem água evitam os indesejáveis respingos nas pias e bancadas. Conheça os arejadores de vazão reduzida e vazão constante da Fabrimar. 

AREJADOR SPRAY

É um arejador que faz com que a água saia em forma de spray (chuveirinho) liberando somente 1,8lts por minuto.

AUTO LIMPANTE

Que efetua a limpeza sozinho e de forma automática.

B

BAR

Unidade de Medida de pressão

BARRAS DE APOIO

As barras de apoio são fundamentais para as pessoas com necessidades especias. Hoje são exigidas em vários projetos. 70% dos acidentes domésticos ocorrem nos banheiros, pois ao se levantar um pé no banho, ficamos praticamente equilibrados no outro pé. Qualquer escorregão fatalmente irá levar a pessoa ao chão, pois não existe nada em que a mesma se apoie. A Fabrimar disponibiliza 7 barras retas e uma curva, acesse nosso catálogo paa conhecer melhor.

BASECLIC

São misturadores para misturadores de lavatório banca. Caracteríritcas: Sistema de vedação por o'rings. Suas luvas roscadas permitem o ajuste de distância entre os furos da banca. Sistemas de Conexão em - Polipropileno resistentes a corrosão e aprovados para uso com água quente até (80º c).

BATOQUE

Barra de metal cortada em pedaços para serem usadas nas prensas de forja

BICA

É a parte que se prolonga ao corpo da torneira com a função de trazer a água ao centro da cuba. Disponível em vários modelos e tamanhos. Também chamados de tubos.

BIDÊ

O bidé (português europeu) ou bidê (português brasileiro) é um objeto sanitário, com o formato de um bacia oblonga, para lavagem das partes inferiores do tronco (partes íntimas) assim como os pés, que pode incluir uma pequena ducha, na qual há um misturador para água quente, fria ou ambas que lança, no sentido vertical. Bidé' é uma palavra que vem do francês, bidet, uma invenção francesa do final do século XVII ou no começo do século XVIII, embora não se saiba exatamente a data e o inventor. A mais antiga referência escrita de que se tem notícia a respeito do bidé data de 1710.

BIOPRESS

Linha de produtos automáticos. Composta por vários produtos. Produtos com acionamento manual e fechamento automático  reduzem o desperdício de água e são ideais para uso público.

BITOLA

Diâmetro de uma tubulação ou registro.

BLISTER

Blister é o nome da embalagem no formato de cartela. Composta por um papel cartão ou filme plástico que serve de base para a fixação do produto dentro de uma bolha plástica (o blister) normalmente com o formato dos contornos do produto. A palavra blister vem do Inglês e significa bolha.

BOILER

Aquecedor a gás ou elétrico podendo ser de passagem ou acumulo. De passagem: A água é aquecida ao passar por uma serpentina aquecida a gás ou eletricamente. De Acumulo: A água é mantida aquecida no interior do boiler utilizando como combustível gás ou eletricidade.

C

CAIXA ACOPLADA A BACIAS SANITÁRIAS

São caixas de armazenamento de água para descarga que já vem acoplada ao vaso sanitario. Conheça as Duchas higiências exclusivas para o uso com bacias com caixa acoplada.

CAIXILHOS

É a "moldura" que envolverá a grelha/ralo de escoamento. Parte que ficará fixa junto ao revestimento do chão onde a grelha poderá ser rertirada para eventuais limpeza e/ou reparos.

CASTELO

Mecanismo responsável pela abertura e fechamento dos registros e torneiras

CHAVE ALLEN

Chave é um instrumento ou ferramenta de uso mecânico, geralmente de metal com cabo de material variado. Sua principal função é ser introduzida em parafusos para girá-lo, apertando-o, afrouxando-o ou ajustando-o assim usada para obter vantagem mecânica na aplicação de torque em parafusos e porcas.

CLAMSHELL

É uma embalagem plástica que consiste de uma lamina plástica rígida e transparente termo formada em duas metades e dobrada de forma a envolver o produto como uma concha. Ela pode conter além do produto, um papel impresso. A embalagem pode ser fechada simplesmente por um encaixe, por meio de uma etiqueta auto adesiva, selada com radio freqüência ou selada por ultra som.

CONVERSORES

Os conversores têm função de adaptar as bases de nossos concorrente, tornando-as compatíveis com os acabamentos Fabrimar.

CORRENTE GALVÂNICA

Ocorre quando dois metais diferentes são expostos a uma  solução ácida , onde corre a  eletrólise , que provoca um fluxo de íons entre os dois metais.

CORROSÃO

Efeito do ácido corrosivo nos metais.

CRIVO

É a parte do chuveiro onde está contido os furos para a saída da água. A Fabrimar disponibiliza vários modelos e tamanhos.

D

DAT

Departamento de Assistência Técnica

DESIGN

Disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas etc. que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticas e conformes com os imperativos da produção industrial. Conjunto de objetos criados sob tais critérios.

DESIGNER

O designer é um profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico para elaboração de projetos de design passíveis de serialização ou industrialização que atendam, tanto no aspecto de uso quanto no aspecto de percepção, a necessidades materiais e de informação visual.

DIAMETRO NOMINAL OU DN

Diâmetro Nominal: É um valor usado como referência e que corresponde aproximadamente ao diâmetro interno dos tubos em milímetro. Acima tabela de referência para o segmento de metais sanitários.

DRY WALL / PAREDE GESSO ACARTONADO

É um tipo de parede/divisória que é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall. 

DUCHA HIGIENICA

As duchas higiênicas são super práticas, substituem bidês, não ocupam espaço no seu banheiro e são super fáceis de instalar. Ganho de espaço, sem abrir mão da higiene. A Fabrimar disponibiliza uma série de modelos.  

E

ECONOMASTER

Através de um pequeno registro, pode-se regular a quantidade de água que chega a torneira, utilizando-se uma chave de fenda. O Economaster permite ainda o fechamento individual do aparelho para reparos, facilitando a manutenção sem interromper o fornecimento de água para o restante do ambiente. Quando instalado em prédios altos, permite regulagens graduais, de acordo com o pavimento, reduzindo a vazão e evitando jatos fortes e desperdício.  

ESTOJO

Tipo de Embalagem - Estojo Plastico

EXCÊNTRICO

É um dispositivo que é usado nos misturadores de cozinha parede que auxilia no ajuste da distancia entre os pontos de saída de água da parede.

F

FABRIEASY

Sistema de fixação de acabamentos patenteado pela Fabrimar que dispensa o uso de ferramentas.

FABRIWALL

Produtos desenvolvidos pela Fabrimar para uso especifico em parede de Dry Wall

FLANGE

Porca usada para fixação de torneiras e/ou bicos na bancada.

FLEXÍVEIS

Os flexíveis são também chamados de rabichos. ligações flexívies ou engates. Trata-se de produtos complementares das instalações hidráulicas.

FORJA

É um processo de conformação mecânica, que consiste em derreter uma liga metálica, que no estado liquido é vazada em um molde de aço com as características da peça desejada.

FUNDICAO

É um processo de conformação mecânica, que consiste em derreter uma liga metálica, que no estado liquido é vazada em um molde de aço com as características da peça desejada.

G

GOLPE DE ARIETE

Golpe de aríete designa as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechamento de válvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção.

GRÁFICO DE VAZÃO

É um grafico onde se observa a vazão de agua de acordo com o MCA correspondente.

GREEN BUILDING COUNCIL

Os GBCs estão presentes em mais de 80 países e o braço brasileiro é um dos mais atuantes e referência pelos avanços conquistados no país. O GBC Brasil é um dos 20 membros do World Green Buildind Council. , entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais.

H

HIDROMETRO

Um contador de água, também designado hidrômetroBR ou hidrómetroPT é um instrumento de medição volumétrica de água que passa numa parte da rede de abastecimento de água.É utilizado em larga escala pelas empresas de saneamento básico para medir o consumo dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o que foi consumido também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água e de se evitar vazamentos e desperdícios.

L

LADRAO

Dispositivo utilizado em caixas d'agua ou banheiras onde se escoa o excedente de água.

LATAO

Principal matéria prima usada nos produtos da Fabrimar - liga de metal composta por cobre e zinco.

LEED

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício. Foi posto em prática em 1998 e atualmente já possuem ou estão em fase de aprovação do selo cerca de 14 mil projetos no mundo. Atualmente, há 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil. No Brasil, o representante oficial do LEED é o GBC Brasil. É a certificação sustentável mais conhecida e recorrida no Brasil. O País está na quarta posição dos países com maior número de empreendimentos certificados, perdendo apenas para os EUA, EAU (Emirados Árabes Unidos) e a China. Essa posição foi alcançada em 2012 quando o país atingiu a marca de 50 prédios certificados e mais de 500 em processo de certificação. Sustainable sites (Espaço Sustentável) – Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor. Water efficiency (Eficiência do uso da água) – Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos. Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera) – Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes. Materials & resources (Materiais e Recursos) - Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários. Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna)– Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural. Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos) – Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria. Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional) – Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria.

LIMALHA

Partículas de metal limado. Particulas que sobram no processo de usinagem.

M

MANOMETRO

É um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases.

MCA

MCA= Metro Coluna Água Unidade de Medida de pressão mais utilizada em instações prediais.

MICTÓRIO

Um mictório ou urinol é nome que se dá ao lugar (geralmente de acesso público) próprio para o ato de urinar, ou seja, micção, vindo deste termo o nome mictório.  

MICTORIO SECO

O mictório não utiliza água ou qualquer química. Isso torna o mictório sustentável, proporcionando a preservação do meio ambiente, e economizando até 100 mil litros de água potável por ano.

MINIMALISMO

Pessoa ou ambiente que preza detalhes. Geralmente desprovido de excessos.

MISTURADOR

Aparelho usado para misturar a água, composto de um registro para agua fria e um para agua quente, alimentando assim um misturador, chuveiro ou ducha higienica.

MONOBLOCO

Misturadores para água quente ou fria.Possui  corpo único com dois volantes (um para água quente e outro para água fria). Ocupam menos espaço na bancada pois necessitam de apenas um furo na mesma para sua instalação.

MONOCOMANDO

Misturador que não possui dois volates para regular o fluxo de água quente e fria. Ele é equipado por uma alavanca, e através desta única alavanca é controlada a temperetura e a vazão da água.

MVS

Mecanismo de vedação substituível.

O

O QUE É PRESSÃO?

 Pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Sendo assim, sua unidade de medida é quilograma força por centímetro quadrado – kgf/cm². Outra forma de medir a pressão é através da altura. Neste caso a unidade mais utilizada é o M.C.A.

O QUE É VAZÃO?

Vazão é o volume de água que passa em uma tubulação por cada unidade de tempo. Em geral, é medida em l/s (litros por segundo) ou em m3/s (metros cúbicos por segundo). A vazão depende do tamanho das áreas de passagem , tubos maiores tem vazão maior que tubos menores.

ORIN´G

Anel de borracha usado para vedação.

P

PBQP-H

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

PEX

Sistema Pex é um conjunto de produtos constituído de Tubos de polietileno reticulado flexível (tubos PEX) e conexões metálicas, para execução completa de instalações hidráulicas (colunas, recalque, ramais e sub ramais), quente e fria. 

PISTÃO

Reparo usado na valvula de descarga Flux. É ele que, quando acionado, faz com que a água seja liberada para a descarga

PISTOLA

Componente da ducha higiênica responsável pela liberação da água. Muitas pessoas conhecem esta pistola com nome de gatilho. 

POLEGADA

Unidade de medida de comprimento.

PPR 

Polipropileno Copolímero Randon tipo de tubulação feito através de Termofusão a uma temperatura de 260° proporcionando redução de custos e tempo de instalação.

PRESSÃO DINÂMICA

É a pressão resultante quando o liquido ou fluido está em movimento.

PRESSAO ESTÁTICA

É a pressão resultante quando o liquido ou fluido não está em movimento.

PSI

Unidade de Medida de pressão

PUNHO

Parte da ducha de banho onde direciona-se o jato.

PVC

PVC é a sigla inglesa de “Polyvinyl chloride” que em português significa Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil), um plástico também conhecido como vinil.

R

REBARBA

É a sobra de material gerada na produção, usinagem ou forjamento dos metais.

REGISTRO BRUTO

É o registro de gaveta que é usado em áreas externas, seu volante possui um acabamento bruto.

REGISTRO DE GAVETA

É uma válvula hidráulica, normalmente instalada em uma posição intermediária do sistema hidráulico cuja a finalidade é permitir a passagem total do fluxo de água ou a interrupção total. É usado como registro geral de bloqueio, com a finalidade de permitir a manutenção de outros equipamentos ligados no mesmo local. NÃO PODE SER UTILIZADO COMO REGISTRO DE FIM DE LINHA. Utilizado em instalação como por exemplo em banheiros, cozinhas, áreas de serviço, etc. Indicado para instalações hidráulicas prediais para água quente ou fria. A passagem plena da água, não acarreta a perda de carga ou seja não altera a vazão.  

REGISTRO ESFERA

É um dispositivo mecânico utilizado para controlar o fluxo de fluido em tubulações. A esfera dentro do equipamento tem um orifício no meio que, quando alinhado com as extremidades da válvula, permite a passagem de fluxo. Quando a válvula é fechada, o orifício fica perpendicular às extremidades da válvula, e o fluxo é então interrompido.

REGISTRO PRESSAO

É uma válvula hidráulica destinada a controlar a vazão ou interrompê-la por um meio eficiente de vedação, deve ser instalada no final da linha.

REGISTRO PRESSAO CERAMICO

É um registro de pressão cujo mecanismo de acionamento (castelo) possui pastilhas cerâmicas que agem na vedação da passagem da água e com acionamento de somente 1/4 de volta.

REGISTRO PRESSÃO CONVENCIONAL

É um registro de pressão cuja a vedação se dá através de um mecanismo (castelo) que quando acionado, um êmbolo se desloca colocando em contato o vedante com a sede, impedindo assim o fluxo da água. Os registros de pressão convencionais Fabrimar possuem abertura e fechamento com somente 1 volta e 1/8.

REGULADORES DE VAZÃO

Os reguladores de vazão de água são equipamentos que tem como finalidade contribuir para a redução do consumo de água. Também são conhecidos como restritores de vazão. Estão disponíveis em forma de arejadores de vazão constante e reguladores para chuveiros. São várias as opções, Mantem o conforto de uso para o usuário e ainda contribuem para a economia de água. A Fabrimar possui reguladores de 12,15, e 18 lts por min.

REPARO

São peças que compõem um produto e que podem ser comercializadas também chamadas de peças de reposição.

RETROFIT

Retrofit é um termo utilizado em muitas disciplinas. Como em Arquitetura para designar um processo de reconversão ou em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. A prática do retrofit em Arquitetura e Urbanismo surgiu e foi desenvolvida na Europa, onde ocupa importância crescente devido à enorme quantidade de edifícios antigos e históricos. Também é bastante usada nos Estados Unidos. Nestes países a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído, abrindo espaço para o surgimento desta solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel. De algum tempo para cá o termo retrofit tem sido pronunciado com frequência crescente no quotidiano dos arquitetos, urbanistas, construtores e designers. Com a tradução liberal de “colocar o antigo em boa forma”, o termo retrofit tem sido amplamente empregado com o sentido de renovação, de atualização mas mantendo as características intrínsecas do bem retrofitado. Não se trata simplesmente de uma reconstrução ou mesmo de uma reforma, pois esta implicaria em uma simples restauração. Ao invés disto, busca-se o renascimento. No mundo da construção, da Arquitetura e do Urbanismo, a arte de retrofitar está aliada ao conceito de preservação da memória e da história, mas com o renascimento do bem arquitetônico, muitas vezes sendo utilizado para outras finalidades diversas daquela que foi originalmente projetado e construído.

RPS

É um dispositivo que promove a auto regulação da pressão que vem antes da linha hidráulica onde está instalado, compensando de forma automática as variações de pressão e vazão ocorridas após a linha hidráulica, de maneira a manter a pressão regulada nominal em uma estreita faixa de variação.

S

SAV

Serviço de Atendimento à Vendas

SEDE DE VAZAO REDUZIDA

O que são? O exclusivo sistema de sede substituíveis características de produtos Fabrimar possibilitam agora uma vantagem adicional a aplicação de sedes específicas para redução de vazão. Características Aplicável apenas em registros Fabrimar, Substitui a sede original com passagem de água reduzida, Sede tem furo original de 1,5 mm, Usuário calibra o furo da passagem com broca (furadeira) de acordo com a sua necessidade de vazão.

SEDE FIXA

Local onde ocorre a obstrução da passagem da água no registro quando o castelo é acionado.

SEDE SUBSTITUÍVEL

É uma sede desenvolvida pela Fabrimar onde a mesma não faz parte do corpo do registro. Ela poderá ser trocada quando for danificada pela ação do tempo.

SIFÃO

Seção de tubo de dupla curvatura, ou com forma de U, que, intercalado entre pias, bacias de privadas etc. e o cano de esgoto, conserva-se cheio de água e impede que suba o mau cheiro.

SINFONAGEM

É o ato de sifonar (tirar, esvaziar com sifão), ou seja aspirar o fundo do reservatório tirando a sujeira que lá existe.

SPUD

 Bucha ou peça plastica responsavel pela vedação entre o vaso sanitario e a tubulação de alimentação de água.

SUSTENTABILIDADE

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). O uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

T

TERMOPLÁSTICOS

Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.

TORNEIRA

 A torneira é uma válvula simples que se destina a regular ou deter o fluxo de um fluido numa tubagem.

TRANQUILIZADOR

Componente plástico semelhante ao arejador que é usado para fazer com que o jato da água saia de forma única e concentrada, mas não possui o efeito arejador e não é um agente economizador de água.

U

USINAGEM

É uma operação que confere à peça forma, dimensões, acabamento, ou ainda uma combinação qualquer desses três, através da remoção de material sob a forma de cavaco. Cavaco - porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular. Existem vários processos de usinagem, entre eles, torneamento, fresamento, furação, etc.

USO RESTRITO

É uma Linha de produtos indicadas para uso público, sua abertura se dá através de chave especial fornecida com o produto, impedindo o uso por pessoas não autorizadas, evitando o vandalismo e desperdício de água.

V

VÁLVULA DE DESCARGA

Peça de utilização destinada a permitir a descarga de água na vazão ideal para permitir a limpeza das bacias sanitárias, mediante comando manual, onde o seu fechamento é automático, ou seja, independe da ação humana.

VALVULA DE PÉ

 É uma válvula de retenção hidráulica indicada para uso no início da tubulação de sucção de bomba hidráulica, evitando necessidade de escorva freqüente e acesso de corpos sólidos ao interior da bomba.

VÁLVULA DE RETENÇÃO

 É uma válvula hidráulica indicada para instalação em qualquer ponto da tubulação onde não deve ocorrer o refluxo de água.

VAZÃO REDUZIDA

 É qualquer peça onde o mesmo auxilia na economia de água fazendo com que a vazão natural de água do produto seja reduzida.

VEDANTE

Componente usado no castelo que serve para obstruir a passagem de água quando em contato com a sede.

VISION

Linha de torneiras e valvulas para mictório com acionamento eletrônico. Linha de produtos com acionamento por sensor – fotocélula, ideais para uso em locais públicos como shopping, hotéis, restaurantes, consultórios médicos, aeroportos, etc. Proporcionam até 70% de economia. Como funcionam? Um sensor libera a vazão automaticamente ao captar a presença do usuário e só fechará quando ele se afastar.

VOLANTE

Eles serão os responsáveis por dar o retoque final estético ao seu projeto proporcionando o acionamento das bases instaladas. A Fabrimar disponibiliza uma série de modelos, tipo volante, cruzeta ou alavancas. Importante identificar antes da compra o tamanho certo deste item. A Fabrimar comercializa em três tamanhos 1, 2 ou 3.